Dezembro chegou e o comércio se prepara para receber os milhares de consumidores que deverão utilizar a renda extra do período para, por exemplo, viajar, presentear ou comprar um novo eletroeletrônico. Mas como o lojista deve se organizar para esse período? Veja as dicas abaixo e se prepare para fechar o ano no azul!
Organização do ponto de venda
A preparação do ponto de venda para receber os clientes no fim de ano pode começar antes mesmo do que você imagina. Considere:
- Organização da loja/empresa
Organize a loja de maneira diferenciada para facilitar o rápido atendimento. Analise se serão necessários mesas de apoio, mais produtos em exposição ou um estoque mais bem localizado. Esse conjunto de fatores agiliza o dia a dia da loja.
- Vitrine
Com a correria do fim de ano é comum que o lojista esqueça da parte mais importante da loja: a vitrine. Muitas vezes as vitrines ficam com espaços sem produtos ou são mal executadas. Isso afasta os clientes, que estão sempre em busca de oportunidades de compra. É bom lembrar que a vitrine contribui significativamente na decisão para que ele entre ou não na loja.
- Produto
Abasteça a loja antecipadamente e focalize no histórico do ano anterior, considerando necessidade de crescimento.
- Preços
Precificar todos os produtos facilita o atendimento. Assim os clientes conseguem rapidamente se orientar de acordo com o que estão buscando.
De nada adianta uma loja organizada se a equipe não estiver preparada para receber os clientes. Você deve avaliar se a equipe atual está apta a atender à demanda. Em caso negativo, será preciso fazer a contração de temporários e capacitá-los.
Veja abaixo outras dicas para o período:
- Promova uma integração entre os antigos e novos colaboradores;
- Mostre aos efetivos que os temporários foram contratados para ajudar, e não para ser concorrentes internos;
- Pense na melhor estratégia de distribuição da comissão entre a equipe, bem como as funções de cada um e escalas de horários e folgas;
- Realize os treinamentos que são importantes para o período, como vendas, visual merchandising, tendências e Código de Defesa do Consumidor;
- Informe a equipe sobre o cenário do fim de ano, quais são os desafios e os resultados esperados;
- Motive a equipe de vendas. Programe premiações agressivas, metas e super metas. Não esteja focado somente na operação. Boa parte do resultado está nas mãos de sua equipe.
Gostou do conteúdo? Para mais dicas sobre Marketing Olfativo, continue acompanhando o nosso blog. Se restou alguma dúvida, nos deixe um comentário. Ficaremos felizes em responder sua pergunta.
Procurando um aroma exclusivo para sua empresa?
Se você procura a melhor experiência olfativa para sua empresa, melhorar o seu ambiente e atrair mais clientes, você precisa conhecer o Marketing Olfativo.
Nosso portfólio de fragrâncias personalizadas para marcas e empresas com certeza irá te ajudar a aumentar seus resultados e conquistar novos clientes. Um aroma corporativo é um suporte de marca que permite que uma marca transmita uma mensagem e evoque emoções agradáveis nas pessoas.
Ao vincular uma marca a um aroma, eles são capazes de reforçar e transmitir uma mensagem única. É por isso que projetamos uma fragrância personalizada para cada um de nossos clientes e parceiros.
Acesse nosso site e fale diretamente conosco. Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a prática do Marketing Olfativo e mostrar o porquê você precisa implantar o Marketing Olfativo na sua empresa. Você também pode pedir o nosso catálogo olfativo gratuito.
Conheça nossos produtos e escolha o aroma ideal para sua marca. Seja qual for o segmento, a Olyra tem o cheiro que você precisa.