Tokyo City (82)

Dicas de organização de loja para receber o Natal e vender mais

Dezembro chegou e o comércio se prepara para receber os milhares de consumidores que deverão utilizar a renda extra do período para, por exemplo, viajar, presentear ou comprar um novo eletroeletrônico. Mas como o lojista deve se organizar para esse período? Veja as dicas abaixo e se prepare para fechar o ano no azul!

Organização do ponto de venda

A preparação do ponto de venda para receber os clientes no fim de ano pode começar antes mesmo do que você imagina. Considere:

  • Organização da loja/empresa

Organize a loja de maneira diferenciada para facilitar o rápido atendimento. Analise se serão necessários mesas de apoio, mais produtos em exposição ou um estoque mais bem localizado. Esse conjunto de fatores agiliza o dia a dia da loja.

  • Vitrine

Com a correria do fim de ano é comum que o lojista esqueça da parte mais importante da loja: a vitrine. Muitas vezes as vitrines ficam com espaços sem produtos ou são mal executadas. Isso afasta os clientes, que estão sempre em busca de oportunidades de compra. É bom lembrar que a vitrine contribui significativamente na decisão para que ele entre ou não na loja.

  • Produto

Abasteça a loja antecipadamente e focalize no histórico do ano anterior, considerando necessidade de crescimento.

  • Preços

Precificar todos os produtos facilita o atendimento. Assim os clientes conseguem rapidamente se orientar de acordo com o que estão buscando.

De nada adianta uma loja organizada se a equipe não estiver preparada para receber os clientes. Você deve avaliar se a equipe atual está apta a atender à demanda. Em caso negativo, será preciso fazer a contração de temporários e capacitá-los.

Veja abaixo outras dicas para o período:

  • Promova uma integração entre os antigos e novos colaboradores;
  • Mostre aos efetivos que os temporários foram contratados para ajudar, e não para ser concorrentes internos;
  • Pense na melhor estratégia de distribuição da comissão entre a equipe, bem como as funções de cada um e escalas de horários e folgas;
  • Realize os treinamentos que são importantes para o período, como vendas, visual merchandising, tendências e Código de Defesa do Consumidor;
  • Informe a equipe sobre o cenário do fim de ano, quais são os desafios e os resultados esperados;
  • Motive a equipe de vendas. Programe premiações agressivas, metas e super metas. Não esteja focado somente na operação. Boa parte do resultado está nas mãos de sua equipe.

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