Conseguiu atrair um novo cliente? Fez com que ele se envolvesse com o seu produto ou serviço e fechou negócio? Ótimo! Mas isso não quer dizer que tenha acabado por aqui.
Claro, você tem que continuar buscando mais clientes, mas não pode se esquecer de quem já comprou com você. Como então encantar o meu cliente e fazer com que além de que ele continue comprando comigo, me indique para sua rede de amigos?
Você já ouviu falar de unboxing experience? Esse termo significa a experiência do consumidor ao retirar o seu produto da caixa 😁.
Ele quer se sentir especial, como se estivesse recebendo um presente. Além do que, para quem está conhecendo o seu negócio, o unboxing é a concretização do contato dele com você e como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica.
Temos então algumas dicas para causar boa impressão em quem recebe o seu produto/serviço. Confira:
1. OFEREÇA BRINDES. Não precisa ser nada extravagante: pense no custo-benefício e na usabilidade. Canetas esferográficas personalizadas, bottons, calendários, adesivos, marcadores de página, chaveiros: itens que, se comprados no atacado, não farão muita diferença no orçamento da empresa (ainda mais considerando o número de clientes que se sentirão especiais e voltarão a comprar).
2. QUALIDADE DA CAIXA. A beleza da embalagem importa, mas de nada adianta se ela for fraca e se deteriorar no caminho entre sua empresa e o cliente. Mesmo que o produto chegue são e salvo, se a caixa for fraca e estiver amassada, o cliente já vai se sentir lesado. Essa vai ser a primeira impressão, a que vai ficar. Além de que, uma caixa bonita e de boa qualidade possibilita que o cliente a reutilize, permitindo que ele lembre de você toda vez que usar a caixa.
3. MARKETING OLFATIVO. Dependendo do seu negócio, criar uma experiência olfativa pode associar aromas aos valores, conceitos e ideais da sua empresa. É o chamado Marketing Olfativo. Estudos científicos mostram que, de todos os sentidos humanos, a memória olfativa é a que mais prevalece. 35% das pessoas se lembram de uma experiência olfativa, 5% de uma experiência visual e apenas 2% de uma auditiva, por exemplo. Como implementar isso na sua caixa? Com o uso de perfumes borrifados diretamente nos produtos, embalagens; aromatizando cartões, etiquetas e outros itens de papelaria.
4. MOSTRE PREOCUPAÇÃO. Deixe claro para o consumidor que ele fez a escolha certa quando comprou com você. Incentive a recompra – com cartões de desconto – e a avaliação da compra. Deixe-o sentir que a opinião dele importa. Como fazer isso? Escreva um recadinho. Se não puder dedicar tempo para escrever uma mensagem à mão, crie uma mensagem padronizada para enviar em todas as caixas.
Lembre-se: clientes fidelizados custam menos, pois já estão familiarizados com você e seus produtos.
Gostou do conteúdo? Para mais dicas sobre Marketing Olfativo, continue acompanhando o nosso blog. Se restou alguma dúvida, nos deixe um comentário. Ficaremos felizes em responder sua pergunta.
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