Já ouviu falar no marketing sensorial? Para que uma marca tenha sucesso nas vendas, ela deve estruturar e organizar seu ponto de venda com uma comunicação eficiente. Para isto, é possível proporcionar um ambiente aconchegante e confortável utilizando o marketing sensorial como ferramenta de apoio. Acima acima de tudo, treinando a sua equipe de vendas para que atenda esse indivíduo da melhor maneira possível, transformando em consumidor (cliente).
Quando a marca não atende às expectativas do consumidor, a troca por outra será inevitável. Por isso, é importante que o lojista tenha esse conhecimento: shoppers e consumidores não se comportam igualmente.
O shopper é responsável pelo ato da compra, é ele quem avalia, durante o processo da compra, onde, como e o que quer comprar. O consumidor é o que realiza o papel no ato da compra de um determinado produto. Ou seja, é ele quem consome o produto ou serviço.
Essa informação pode fazer toda a diferença para o seu negócio, para que a venda de fato aconteça e para que os consumidores lembrem da sua marca nas próximas compras.
Hoje, existem dezenas de teorias sobre a melhor forma de atrair os clientes. “Conte uma história”, dizem alguns. “Use imagens”, dizem outros.
Mas e se a resposta fosse muito mais simples? E se a resposta fosse simplesmente apelar para algumas coisas tão fundamentais e essenciais quanto possível: os cinco sentidos?
Como se vê, um ótimo marketing é realmente assim tão simples. Ele passou a ser conhecido como “marketing sensorial” e está varrendo o mundo digital.
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O que é marketing sensorial?
Antes de falarmos sobre marketing sensorial, devemos definir a marca sensorial, que é um tipo de marketing que agrada a todos os sentidos.
O marketing sensorial é uma das técnicas usadas para alcançar os sentidos do cliente e influenciar o comportamento dele com base em como a sua marca os faz sentir.
Como sabemos, os cinco sentidos são visão, audição, paladar, tato e olfato. O marketing sensorial é simplesmente o processo de conquistar a confiança e a atenção de um cliente, apelando para cada um desses cinco sentidos.
Para nenhuma surpresa, tornou-se popular entre uma variedade de indústrias e empresas em todo o mundo para implementar o marketing sensorial em sua estratégia geral.
Marketing olfativo para ajudar a construir sua marca
Hoje, tirar proveito do marketing sensorial é uma das maneiras mais inteligentes de as marcas desencadearem emoções e manterem o envolvimento.
Além disso, está disponível para marcas em todos os setores e especialidades. Portanto, independentemente de você vender roupas ou produtos de tecnologia, essa é uma tática que você pode usar para aumentar sua marca.
Projetado para colocar a importância da experiência do cliente em primeiro plano, o marketing olfativo é um método poderoso para qualquer empresa que deseja tornar suas interações com os clientes mais significativas e convincentes.
Além disso, é acessível e fácil de usar e, quando você acertar, tem o potencial de revisar sua estratégia de marketing.
É importante fidelizar seus clientes. Afinal, em qualquer empresa que forneça um produto ou serviço, o ato de encontrar, direcionar e obter novos consumidores sempre estará entre suas principais prioridades.
Mas o que muitas empresas tendem a esquecer é que, uma vez que um cliente faz a primeira compra, há muito mais a ser feito no relacionamento com o cliente. As empresas inteligentes sabem que a primeira compra é realmente apenas o começo e que o verdadeiro valor comercial está em fidelizar seus clientes.
Dicas para fidelizar seus clientes
Cada vez mais empresas buscam mudar essa maré e estão aproveitando seu recurso de marketing mais próximo do cliente – seus funcionários – dando aos funcionários um motivo para cuidar e definindo claramente sua missão e valores e o papel que cada funcionário desempenha na retenção sua base de clientes.
Conte com a indicação
Imagine a seguinte situação: um amigo te pede uma indicação de uma boa empresa de aromatização.
O que você faz? Se você conhece alguma, você irá dar o número de telefone dela com o maior prazer; e se não conhece, muito provavelmente você irá ligar para um ou dois amigos buscando referências, na tentativa de ajudar o seu amigo, certo?
Essa pequena ajudinha é conhecida como indicação e existe desde o início dos tempos. Na verdade, é uma das formas mais primordiais de conectar pessoas: uma forma de moeda social. No marketing, a indicação é considerada um dos mais importantes estágios do Ciclo de Vida do Cliente.
Simplesmente porque tem um custo baixo e as chances de retenção e lealdade de clientes que vêm através de indicações são 16% maiores. Crie e participe de programas de indicação, você e seu cliente só tem a ganhar com isso!
Peça um feedback positivo
Peça um feedback construtivo. Informe seus clientes que a voz deles é ouvida. Não espere que o feedback negativo chegue até você, entre em contato proativamente com seus clientes regularmente para descobrir o que eles gostam e o que eles acham que você pode melhorar. Essa atitude ajudará a empresa a fidelizar seus clientes.
Ofereça uma experiência positiva ao seu cliente
Os clientes buscam por experiência, não somente o produto. Se a sua loja oferece um ótimo atendimento, produtos de qualidade, um ambiente aromatizado e limpeza impecável, seus clientes retornarão com toda certeza.
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Veja também: Como provocar sensações positivas nos meus clientes?
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Ao vincular uma marca a um aroma, eles são capazes de reforçar e transmitir uma mensagem única. É por isso que projetamos uma fragrância personalizada para cada um de nossos clientes.
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