marketing sensorial

O Marketing sensorial é sua ferramenta de apoio para ter sucesso nas vendas

Já ouviu falar no marketing sensorial? Para que uma marca tenha sucesso nas vendas, ela deve estruturar e organizar seu ponto de venda com uma comunicação eficiente. Para isto, é possível proporcionar um ambiente aconchegante e confortável utilizando o marketing sensorial como ferramenta de apoio. Acima acima de tudo, treinando a sua equipe de vendas para que atenda esse indivíduo da melhor maneira possível, transformando em consumidor (cliente).

Quando a marca não atende às expectativas do consumidor, a troca por outra será inevitável. Por isso, é importante que o lojista tenha esse conhecimento: shoppers e consumidores não se comportam igualmente.

O shopper é responsável pelo ato da compra, é ele quem avalia, durante o processo da compra, onde, como e o que quer comprar. O consumidor é o que realiza o papel no ato da compra de um determinado produto. Ou seja, é ele quem consome o produto ou serviço.

Essa informação pode fazer toda a diferença para o seu negócio, para que a venda de fato aconteça e para que os consumidores lembrem da sua marca nas próximas compras.

Hoje, existem dezenas de teorias sobre a melhor forma de atrair os clientes. “Conte uma história”, dizem alguns. “Use imagens”, dizem outros.

Mas e se a resposta fosse muito mais simples? E se a resposta fosse simplesmente apelar para algumas coisas tão fundamentais e essenciais quanto possível: os cinco sentidos?

Como se vê, um ótimo marketing é realmente assim tão simples. Ele passou a ser conhecido como “marketing sensorial” e está varrendo o mundo digital.

Veja também: Perfume para ambiente por que adquirir?

O que é marketing sensorial?

Antes de falarmos sobre marketing sensorial, devemos definir a marca sensorial, que é um tipo de marketing que agrada a todos os sentidos.

O marketing sensorial é uma das técnicas usadas para alcançar os sentidos do cliente e influenciar o comportamento dele com base em como a sua marca os faz sentir.

Como sabemos, os cinco sentidos são visão, audição, paladar, tato e olfato. O marketing sensorial é simplesmente o processo de conquistar a confiança e a atenção de um cliente, apelando para cada um desses cinco sentidos.

Para nenhuma surpresa, tornou-se popular entre uma variedade de indústrias e empresas em todo o mundo para implementar o marketing sensorial em sua estratégia geral.

Marketing olfativo para ajudar a construir sua marca

Hoje, tirar proveito do marketing sensorial é uma das maneiras mais inteligentes de as marcas desencadearem emoções e manterem o envolvimento.

Além disso, está disponível para marcas em todos os setores e especialidades. Portanto, independentemente de você vender roupas ou produtos de tecnologia, essa é uma tática que você pode usar para aumentar sua marca.

Projetado para colocar a importância da experiência do cliente em primeiro plano, o marketing olfativo é um método poderoso para qualquer empresa que deseja tornar suas interações com os clientes mais significativas e convincentes.

Além disso, é acessível e fácil de usar e, quando você acertar, tem o potencial de revisar sua estratégia de marketing.

Tokyo City (24)

Lembranças aromatizadas: a nova febre do mercado

Pode ser de casamento, formatura, debutante ou um aniversário que seja, todo mundo quer que a sua festa tenha a sua cara.

Hoje então a festa dos sonhos tem que remeter aos anfitriões nos mínimos detalhe, e quem ganha com essa personalização é o setor de empresas que trabalha tanto com o marketing olfativo, quanto com produtos personalizados para eventos.

Home spray, difusores de varetas e sachês aromatizadores são as lembranças perfeitas que seu evento pode oferecer ao público, além de serem as mais procuradas.

Dessa forma, seus convidados levam para casa um presente que durará muito, e não os deixarão esquecer-se de você e sua festa.

Gostou do conteúdo? Para mais dicas sobre Marketing Olfativo, continue acompanhando o nosso blog. Se restou alguma dúvida, nos deixe um comentário. Ficaremos felizes em responder sua pergunta.

Procurando um aroma exclusivo para sua empresa?

Se você procura a melhor experiência olfativa para sua empresa, melhorar o seu ambiente e atrair mais clientes, você precisa conhecer o Marketing Olfativo.

Nosso portfólio de fragrâncias personalizadas para marcas e empresas com certeza irá te ajudar a aumentar seus resultados e conquistar novos clientes. Um aroma corporativo é um suporte de marca que permite que uma marca transmita uma mensagem e evoque emoções agradáveis ​​nas pessoas.

Ao vincular uma marca a um aroma, eles são capazes de reforçar e transmitir uma mensagem única. É por isso que projetamos uma fragrância personalizada para cada um de nossos clientes e parceiros.

Acesse nosso site e fale diretamente conosco. Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a prática do Marketing Olfativo e mostrar o porquê você precisa implantar o Marketing Olfativo na sua empresa. Você também pode pedir o nosso catálogo olfativo gratuito.

Conheça nossos produtos e escolha o aroma ideal para sua marca. Seja qual for o segmento, a Olyra tem o cheiro que você precisa.

Tokyo City (17)

Hormônio da fome estimula o olfato

Um hormônio associado à fome, conhecido como grelina, deixa as pessoas e os animais mais sensíveis aos cheiros, revelou estudo conduzido por Jenny Tong e Matthias Tschöp, da Universidade de Cincinnati, e publicado na revista científica The Journal of Neuroscience.

A pesquisa da dupla mostrou que a grelina, produzida principalmente no estômago, se liga às moléculas no bulbo olfativo, que é a parte do cérebro responsável por transmitir as sensações geradas pelos cheiros.

Preparamos um artigo sobre como o Hormônios da fome estimula o olfato e como você pode usar isso a seu favor

O papel dos hormônios

Isso sugere que o hormônio tem papel importante no mecanismo de processamento dos odores.

“Acreditamos que a grelina tem um papel importante na interface designada a ajudar na detecção de fontes de energia no meio ambiente e nas ligações sensoriais relacionadas com a regulação do metabolismo e do peso do corpo”, disse Jenny Tong.

Estudos anteriores mostraram que a grelina ajuda a identificar fontes de nutrientes, principalmente durante jejuns, quando o olfato fica mais sensível.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram como ratos e seres humanos reagem aos cheiros a partir da administração de doses do hormônio.

Os ratos que receberam a dose extra de hormônio no cérebro cheiraram mais e evitaram água com odor associado a doenças com um frequência maior do que aqueles que não receberam doses de grelina. Já nos humanos, a infusão do hormônio fez com que eles inalassem os cheiros com mais força.

Aromatização de sabores

Com isso, quando inserimos uma aromatização ligada a alimentação em locais que fazem venda de alimentos, atingimos os clientes de uma forma assertiva e muito efetiva! Costumamos utilizar a essência de Chocolate, Baunilha, Café ou Pão em docerias, casas de bolos e cafés, e nossos clientes, desde então, apreciam os resultados.

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aromaterapia

Aromaterapia: Aromas para causas medicinais

Você já ouviu falar de Aromaterapia? Esse termo é aplicado a um ramo da Fitoterapia. “Aroma” significa cheiro agradável e “terapia”, tratamento que visa à cura de uma indisposição mental ou física. É uma prática terapêutica para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal.

Os seres humanos usaram aromaterapia para milhares de anos . Culturas antigas na China, Índia, Egito e em outros lugares incorporavam componentes de plantas aromáticas em resinas, bálsamos e óleos. Essas substâncias naturais foram usadas para fins médicos e religiosos. Eles eram conhecidos por terem benefícios físicos e psicológicos.

Os óleos escolhidos devem beneficiar não somente o físico que muitas vezes apenas está respondendo á problemas psicológicos ou emocionais.

Aromaterapia: aromas para causas medicinais

Por atuar nos sistemas físicos, nas emoções e na mente, promovendo a saúde física e o bem estar, tornou-se um recurso natural muito utilizado na área da cosmética, estética facial, corporal e higiene pessoal. Aromaterapia funciona através do sentido do olfato e absorção da pele usando produtos.

Selecionamos então algumas essências e o tipo de problema que elas ajudam a tratar:

  • Alecrim: Tônico, estimulante, alivia dores musculares e reumáticas, artrite, elimina toxinas, combate o cansaço, estimula a concentração mental, fortalece a memória – ORGANIZAR
  • Capim Limão: Bactericida, esgotamento mental harmoniza o sistema nervoso, relaxa, repelente de insetos – REFRESCAR
  • Cedro: Ansiedade, tensão nervosa, medo, raiva, conforta – FORTALECER
  • Lavanda: Bactericida, regenerador celular, enxaqueca, hipertensão, relaxante e calmante, ansiedade, estresse, tensão nervosa, equilibra e harmoniza – SOCORRER
  • Sândalo: Stress, ansiedade, meditação, calmante – UNIFICAR

Cada óleo essencial tem uma variedade de propriedades curativas, usos e efeitos exclusivos. A combinação de óleos essenciais para criar uma mistura sinérgica cria ainda mais benefícios.

A evidência científica da aromaterapia é considerada limitada em algumas áreas. Faltam pesquisas para apoiar o uso da aromaterapia no tratamento da doença de Alzheimer, Parkinson e doenças cardíacas.

Mas não confunda aroma terapia com aromatização! Os propósitos dessas ferramentas são distintos.

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Tokyo City (22)

Programa de indicação – você e seu amigo ganham sempre!

Indique seu amigo e ganhe desconto na aromatização!

É isso mesmo! Estamos iniciando aqui na Olyra o programa de indicação de amigos que funciona da seguinte forma:

1º Você indica seu amigo da rede a aromatizar o ambiente com a Olyra;

2º Entra em contato conosco através do nosso e-mail: marketing@interno.olyra.com.br e passa nome, endereço e telefone da pessoa para que nossa área de vendas entre em contato com ele;

3º Só de indicar e passar os dados do seu amigo, você ganha 1% de desconto por peça na sua próxima mensalidade!

4º Se sua indicação fechar realmente o serviço aqui conosco, você ganha 25% de desconto em uma peça em sua mensalidade do mês seguinte, e ele também ganhará 25% de desconto em uma peça de sua primeira mensalidade!

5º A cada amigo indicado você ganha um cupom para concorrer ao sorteio de um kit completo de aromatização! Nele, você ganha: 1 máquina aerossol programável, 1 refil de essência, 1 difusor de varetas e um Home Spray! Quer mais aromatização que isso??

Aqui na Olyra você e seu amigo ganham! Não deixe de participar!

Tokyo City (16)

Como o cheirinho de carro novo mexe com a sua cabeça

Comprar um carro seminovo pode até ser um bom negócio, mas a sensação de entrar em um 0 km recém-comprado é inexplicável. Não há nada como o cheiro de carro novo. Você provavelmente não chamaria de cheiro fresco, mas é definitivamente um cheiro não utilizado.

A não ser para a neurociência. Segundo Vanessa Clarizia, professora e especialista em neurociência aplicada ao mercado, “a estratégia dos últimos dez anos foi apostar no marketing sensorial”, ou seja, estimular o consumidor por meio de experiências envolvendo os sentidos: visão, tato, audição, paladar e olfato.

Quando se trata de carro, as montadoras podem facilmente apelar para os dois primeiros, já que design e conforto são decisivos na hora da compra.

Por que o cheiro de carro novo é tão valorizado?

O cheiro de carro novo é tão valorizado pelos clientes que algumas montadoras contam com uma equipe exclusiva para isso. Os osmólogos, especialistas em aromas, fazem a avaliação do “cheiro de carro novo”.

O “perfume” não pode ser nem muito fraco e nem muito forte para receber aprovação dos especialistas. Há fábricas que vão além e conseguem prolongar esse aromatizante para carros por meses, graças a esses profissionais.

No entanto, as marcas também investem pesado no olfato. Por isso mesmo, não fique chocado ao saber que o famoso cheirinho de carro novo é uma mentira. Ou melhor, é fabricado sob medida, como um perfume.

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Tokyo City (18)

Dicas Olyra para alavancar suas vendas na semana do dia das mães

Já que estamos na semana do dia das mães e essa data movimenta muito o mercado, aproveitamos para te apresentar algumas dicas de como alavancar suas vendas e ganhar mais destaque no seu ramo no decorrer da semana.

Exposição: na hora de decorar a loja, chame a atenção para o interior, fazendo com que o consumidor tenha a curiosidade de conhecer o seu negócio;

Inovação: crie pacotes de produtos/serviços de acordo com o perfil da mãe. Como a sua empresa já faz uso de marketing olfativo, que tal sortear ou presentear sua cliente com um produto no mesmo aroma que você utiliza no ambiente? Difusores de varetas, Home Spray

Comprou-Ganhou: ações com brindes são cativantes e acabam sendo boas ferramentas para realizar o fechamento da venda. Neste caso, a ideia que também pode ser utilizada é agregar o brinde referente a aromatização a compra feita para o dia das mães.

O Dia das Mães pode ser responsável por mais de 30% do faturamento da empresa! Siga as dicas e nos conte como foi!

Para a compra de brindes da sua empresa ou presente para o dia das mães, entre em contato ou acesse nossa loja virtual.

fidelizar seus clientes

Formas de fidelizar seus clientes e mantê-los sempre por perto

É importante fidelizar seus clientes. Afinal, em qualquer empresa que forneça um produto ou serviço, o ato de encontrar, direcionar e obter novos consumidores sempre estará entre suas principais prioridades.

Mas o que muitas empresas tendem a esquecer é que, uma vez que um cliente faz a primeira compra, há muito mais a ser feito no relacionamento com o cliente. As empresas inteligentes sabem que a primeira compra é realmente apenas o começo e que o verdadeiro valor comercial está em fidelizar seus clientes.

Dicas para fidelizar seus clientes

Cada vez mais empresas buscam mudar essa maré e estão aproveitando seu recurso de marketing mais próximo do cliente – seus funcionários – dando aos funcionários um motivo para cuidar e definindo claramente sua missão e valores e o papel que cada funcionário desempenha na retenção sua base de clientes.

Conte com a indicação 

Imagine a seguinte situação: um amigo te pede uma indicação de uma boa empresa de aromatização.

O que você faz? Se você conhece alguma, você irá dar o número de telefone dela com o maior prazer; e se não conhece, muito provavelmente você irá ligar para um ou dois amigos buscando referências, na tentativa de ajudar o seu amigo, certo?

Essa pequena ajudinha é conhecida como indicação e existe desde o início dos tempos. Na verdade, é uma das formas mais primordiais de conectar pessoas: uma forma de moeda social. No marketing, a indicação é considerada um dos mais importantes estágios do Ciclo de Vida do Cliente.

Simplesmente porque tem um custo baixo e as chances de retenção e lealdade de clientes que vêm através de indicações são 16% maiores. Crie e participe de programas de indicação, você e seu cliente só tem a ganhar com isso!

Peça um feedback positivo

Peça um feedback construtivo. Informe seus clientes que a voz deles é ouvida. Não espere que o feedback negativo chegue até você, entre em contato proativamente com seus clientes regularmente para descobrir o que eles gostam e o que eles acham que você pode melhorar. Essa atitude ajudará a empresa a fidelizar seus clientes.

Ofereça uma experiência positiva ao seu cliente

Os clientes buscam por experiência, não somente o produto. Se a sua loja oferece um ótimo atendimento, produtos de qualidade, um ambiente aromatizado e limpeza impecável, seus clientes retornarão com toda certeza.

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Veja também: Como provocar sensações positivas nos meus clientes?

Procurando um aroma exclusivo para sua empresa?

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Aromatização influencia diretamente o comportamento do seu cliente

Você sabia que a aromatização influencia o comportamento do seu cliente?

A Aromatização influencia diretamente o comportamento do seu cliente. O Marketing Olfativo é uma estratégia focada em causar uma experiência de compra inesquecível para seu cliente.

Um exemplo: um cassino em Las Vegas do Hotel Hilton fez a seguinte experiência: durante um fim de semana, dividiu o setor onde ficavam as máquinas caça níquéis em duas partes, em uma delas pulverizou fragrâncias florais e frutais, enquanto na outra não foi realizada nenhuma aromatização.

O resultado foi que durante o fim de semana, os clientes que utilizaram as máquinas do setor aromatizado, apostaram maiores quantidades de dinheiro quando comparados aos que utilizaram o setor sem aromatização.

Ou seja, a aromatização de ambientes impacta diretamente no comportamento do seu cliente, através das sensações trazidas e processadas pelo cérebro.

Aromatização: meu cliente realmente compra pelo cheiro?

Obviamente não é o aroma que faz o cliente optar pelo seu produto, mas o marketing olfativo é uma estratégia extremamente eficaz para fazer com que o consumidor permaneça mais tempo em sua loja e se interesse pelos seus produtos.

Assim como qualquer estratégia de Marketing, é necessário tocar em algo que o cliente gosta. E nada melhor que tocar em suas sensações para isso.

Conhecer as sensações provocadas pelos diferentes tipos de fragrância é fundamental para que a sua estratégia de marketing olfativo tenha sucesso, afinal, a aromatização ajuda a compor o ambiente na formação do conceito do seu negócio, trabalhando em conjunto com os estímulos visuais e auditivos escolhidos.

Como escolher o cheiro ideal?

Para escolher o cheiro ideal para seu negócio, é necessário que você faça uma análise de tudo que envolve o seu negócio: desde a sua missão e valores, até o seu público-alvo.

O cheiro é algo que ficará como identidade da sua marca, e é essencial que tenha a personalidade de todos os envolvidos na sua empresa ou produto.

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Veja também: Por que o cheiro de loja é um diferencial tão importante?

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identidade olfativa aroma exclusivo para marcas

Identidade Olfativa: Você já pensou em criar um aroma exclusivo para sua marca?

Já pensou em criar um aroma exclusivo para sua marca? A técnica de Identidade Olfativa para marcas consiste em criar um cheiro próprio e exclusivo que exprima os objetivos da marca e dos seus clientes. Após a criação do aroma próprio é importante que a marca tenha um plano para divulgá-lo.

Assim, as pessoas saberão que aquele aroma faz parte daquela marca e quando sentirem o cheiro em qualquer outro lugar conseguirão associar, no mesmo instante, à referida marca. Esse fenômeno é o que chamamos de Identidade Olfativa para marcas.

Aroma exclusivo para marcas: Identidade Olfativa

O conceito da Identidade Olfativa para marcas é simples, mas não se engane: o auxílio de uma empresa especializada é imprescindível, pois chegar à sutileza do cheiro próprio é difícil e se você errar poderá ter um resultado contrário ao esperado. Ou seja, ao Invés de acolher e conquistar o cliente você irá oprimi-lo e afastá-lo.

Nosso grupo conta com uma equipe especializada que irá estudar a sua marca e seus clientes antes de apresentar as primeiras opções de aromas exclusivos.

Além disso, a Olyra disponibiliza diversas tecnologias para aplicação do aroma exclusivo no ambiente, como Difusor e Home Spray, Aerosol Programável, Tecnologia de atomização, Ventilação contínua, aromatização de ambiente via ar condicionado, além da criação da Identidade Olfativa para marcas.

A Olyra também oferece estratégias para fortalecimento do mix de produtos, como desenvolvimento de cosméticos (perfumes, desodorantes, hidratantes e etc) com a sua marca.

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Veja também: Dicas da Olyra de Marketing Sensorial com musica ambiente

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