Tokyo City (80)

A aromatização é uma aliada para o desenvolvimento do seu filho

As crianças absorvem tudo o que o mundo exterior lhes oferece através de seus sentidos. E um dos primeiros a desenvolver é o olfato. Desde o primeiro trimestre de gestação, o bebê pode memorizar alguns aromas. Após o nascimento, o cheiro ajuda a reconhecer os pais e principalmente sua mãe. Já ao longo da vida, o olfato servirá para criar conexões.

Se os aromas reativam memórias e emoções, criam atmosferas e influenciam o humor das pessoas, é fácil imaginar a maneira pela qual as crianças podem se beneficiar de um ambiente aromatizado.

O cheiro de bebê

Um dos mais usados é o cheiro de bebê. Se o quartinho do seu filho tiver esse cheiro ou algum outro aroma próprio, ele se sentirá mais seguro no ambiente. Isso acontece porque o aroma vai parecer familiar, fazendo com que permaneça calmo.

Os aromas não são úteis apenas em creches e escolas, mas também pode ser usada em áreas infantis de hotéis, restaurantes, clínicas e hospitais. Nas áreas de lazer, por exemplo, o aroma indicado pode relaxar as crianças e fazê-las querer ficar mais tempo no local, enquanto os pais aproveitam a estada entre os adultos.

Imagine viajar com o seu bebê e levar consigo o aroma do quarto dele para que ele não estranhe e se sinta seguro no ambiente? Demais, né?

Entre em contato conosco e receba uma amostra do nosso aroma baby ou de qualquer outra essência do portfólio Olyra!

Tokyo City (79)

O cheiro de café aumenta a sua disposição

Para muita gente, o dia não começa até que se possa apreciar uma boa xícara de café. Na maioria dos casos, basta sentir o seu aroma fresquinho para que o humor melhore. A sensação de disposição despertada pela fragrância do café não é só coisa da sua imaginação. Estudos recentemente publicados comprovam que o seu aroma pode sim ser capaz de aguçar determinadas áreas do cérebro humano.

Só de sentir o cheiro de café logo de manhã, seu corpo já se considera disposto a encarar mais um dia! Segundo um estudo feito nos EUA. Embora isso possa ser associado a um efeito placebo, pesquisadores dizem que ter esse agrado pode até melhorar a performance no ambiente de trabalho.

A pesquisa, publicada no Journal of Environmental Psychology, contou com 114 participantes. Ela analisou a pontuação de quem resolvia problemas matemáticos enquanto exposto ao cheiro de café contra quem fazia as contas sem esse auxílio. A partir disso, os cientistas concluíram que quem fazia a prova sob influência do aroma, além de se sentir melhor, também obtinha uma pontuação mais alta.

“Não é só que o aroma de café tenha ajudado as pessoas a melhorar a performance em tarefas analíticas. Mas eles também pensavam que iriam melhor, e nós demonstramos que essa expectativa foi responsável por, pelo menos, uma parte da melhora na performance”, disse Adriana Madzharov, autora do estudo.

O aroma do café

O aroma de café utilizado não continha cafeína e foi reconhecido por 70,4% dos participantes que tinham sido expostos a ele. E para reduzir as chances de ser apenas o tal do efeito placebo, os pesquisadores realizaram um segundo experimento.

Dessa vez, 208 pessoas foram expostas a diferentes aromas e depois tinham que associar a um estado de humor. O cheiro do café foi vinculado, na maioria das vezes, à sensação de estar alerta e de ter energia. Ou seja, a boa imagem que o cafezinho construiu ao longo dos anos pode mesmo ter se tornado um estimulante para as pessoas.

O resultado pode ser interessante para melhorar a produtividade nas empresas. “O olfato é um dos nossos sentidos mais poderosos”, defende Madzharov. Para ela, profissionais da área podem se valer de aromas sutis. Isso ajudar a moldar a experiência dos empregadores no ambiente de trabalho.

É uma boa ideia, não acha?

Aroma de café aumenta a sua disposição!.png

Tokyo City (78)

Aromatização do Cidad3: principal ponto de encontro dos profissionais de Arquitetura, Design e Decoração

Uma de nossas grandes parcerias atuais é com o Cidad3. Responsável por ser o principal ponto de encontro dos profissionais de Arquitetura, Design e Decoração, o ambiente possui uma plataforma inovadora de conteúdo e relacionamento, trazendo tudo de mais moderno através de Workshops, palestras, eventos gastronômicos, lançamentos de produtos, lançamentos de livros, apresentações, videoconferências, eventos sociais e comerciais, etc.

O Cidad3

O Cidad3 é uma plataforma de relacionamento e conteúdo tanto digital, como presencial. O novo “point” de profissionais oferecerá mostras, exposições, palestras, workshops entre outros.

Aromatizamos o ambiente com nossa essência de Pimenta Serrano, essência forte, ácida, traz altivez e personalidade e qualquer ambiente. Quem já visitou o ambiente sabe o diferencial que a aromatização faz.

Não deixe de conhecer! E caso queira uma amostra dessa essência, entre em contato com a Olyra!

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Ao vincular uma marca a um aroma, eles são capazes de reforçar e transmitir uma mensagem única. É por isso que projetamos uma fragrância personalizada para cada um de nossos clientes e parceiros.

Acesse nosso site e fale diretamente conosco. Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a prática do Marketing Olfativo e mostrar o porquê você precisa implantar o Marketing Olfativo na sua empresa. Você também pode pedir o nosso catálogo olfativo gratuito.

Conheça nossos produtos e escolha o aroma ideal para sua marca. Seja qual for o segmento, a Olyra tem o cheiro que você precisa.

Tokyo City (77)

Um aroma pode fazer com que o meu cliente gaste mais?

Você passa em frente a uma confeitaria e sente um aroma de torta de maçã que logo te transporta para a memória da receita que sua avó fazia.

O primeiro encontro com uma pessoa parece ir por água abaixo quando você nota que a(o) pretendente está usando o mesmo perfume que usava sua ex-namorada ou ex-namorado. Basta destampar o filtro solar e você sente um aroma que te faz pensar na areia quente da praia.

Se a memória olfativa é tão relevante para despertar sensações, não seria de se estranhar que o marketing estivesse atento a isso.  As campanhas publicitárias costumavam dar maior atenção para visão e a audição, mas desde a década de 1970 o olfato passou a ser explorado com maior afinco.

O efeito no consumidor

Além de provocarem uma ativação no consumidor que acontece de um modo mais sutil do que com a visão ou com a audição, uma pesquisa feita pela Universidade Rockefeller apontou que os seres humanos são capazes de lembrar de 35% dos odores que sentem, ante 5% do que enxergam, 2% do que escutam e 1% do que tocam.

Além disso, os cientistas Linda Buck e Richard Axel, ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina em 2004, descobriram que a memória humana retém até 10 mil aromas distintos, mas reconhece apenas 200 cores. O olfato é extremamente promissor para fidelização.

Não é fácil desenvolver uma fragrância única para gerar identificação com uma marca. No entanto,  esse recurso vem sendo muito difundido. Muitas vezes, caminhando pelo shopping, ao sentir determinado cheiro, você sabe que vai se deparar com uma loja da marca X antes mesmo de checar o nome no letreiro.

As marcas têm interesse em criar identificação com odores marcantes pela ligação que a memória olfativa tem com experiências. Ao remeter o consumidor a uma experiência agradável, a fidelização se dá com a evocação de emoções. Enquanto resgata emoções pelos cheiros, as marcas se satisfazem sabendo que você terá vontade de  consumir seus produtos.

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Tokyo City (76)

Três aromas ideais para utilizar na sua sala de estar

A sala de estar é o cômodo em que passamos a maior parte do tempo quando estamos em casa, pois é nela onde está a TV com um número maior de polegadas, é nela onde está aquele sofá grande e confortável e também é o cômodo mais próximo a cozinha.

A sala é o cômodo perfeito para o morador expressar sua personalidade através da decoração, da escolha de móveis e objetos que traduzam seu estilo de vida e suas preferências, e com os aromas não é diferente.

Por essa razão, só existe um critério a ser observado na hora de escolher os perfumes para casa que vão ser usados nesse ambiente: sua identificação com a fragrância, que vai ser a sensação principal ao entrar em casa.

Fique à vontade para escolher a sua fragrância favorita dentre as diversas opções que a Olyra oferece, e que são classificadas em quatro famílias olfativas: refrescantes, amadeiradas, florais e orientais.

Para deixar o espaço o mais agradável possível, separamos três essências ideais. São elas:

Alecrim – Estimula a concentração e a memória. Perfeito para assistir aquele filme da Netflix ou ler um livro. Uma curiosidade: Tradicionalmente, acreditava-se que o Alecrim trazia felicidade para o casamento e para o amor. Fica a dica!

Chá Branco – Perfeita para criar uma atmosfera tranquila e confortável. Além de você, suas visitas também irão amar serem recebidas em um ambiente assim.

Bambu – Frescor e calmante natural. A calmaria que você tanto espera encontrar ao chegar em casa é passada pra você através da aromatização com essa essência suave e delicada.

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família olfativa

Você sabe qual a família olfativa faz o seu tipo?

Você conhece as peculiaridades de cada Família Olfativa? Ter ciência sobre as características de cada grupo aromático é essencial para ter uma estratégia de marketing olfativo certeira!

O cheiro é um complexo de substancias químicas que o cérebro percebe, identifica e guarda para sempre; não há melhor arquivo para uma emoção, do que a relação com um cheiro especifico. Mas é preciso saber escolher o tipo de perfume, optando não só por uma determinada família olfativa.

Reparou que as fragrâncias mudam na nossa pele, à medida que o tempo passa? Isso acontece porque são compostas por trazer tipos de notas, exaladas e percebidas pelas nossas narinas em etapas diferentes.

As notas olfativas dos perfumes são classificadas de acordo com a ordem em que evaporam: as de saída (ou cabeça), as de coração (ou corpo) e as de fundo (ou base).

Família Olfativa e Pirâmide Olfativa: descubra como identificar

Nas linhas abaixo, vamos ajudar você a identificar esses dois pontos fundamentais para definir sua estratégia de marketing olfativo. Acompanhe:

1. Conhecendo a Pirâmide Olfativa

  • Notas de Cabeça (saída): São voltadas, duram alguns segundos é a primeira impressão da fragrância. Leves e frescas e podem ser cítricas;
  • Notas de Coração: São os próximos aromas a serem percebidos. E perduram por até, no máximo, uma hora apos serem aplicadas. Geralmente, fazem parte desse grupo flores (ex: rosa, jasmin) e frutas não cítricas (ex: framboesa e pêssego);
  • Notas de Fundo: São as ultimas percepções olfativas de um perfume. Sentidas por até uma hora do uso e podem perdurar na pele até o dia seguinte, pois se fixaram na pele. Em geral, vem de madeiras (ex: cedro e pinho), especiarias (ex: gengibre, noz moscada), resinas (ex: incenso), e alimentos (ex: café, caramelo).

2. Entendendo como cada Família Olfativa é composta

Cítricos
Um dos mais populares da perfumaria, este grupo traz os aromas que remetem ao limão, mandarina e outros cítricos. Refrescante e suave, são indicados para climas quentes.

Frescos (herbais, verdes)
Ah, aquele cheirinho de grama cortada! Revigorantes, jovens e calmantes, remetem a folhas verdes e frescas.

Frutais
Os aromas de frutas adocicadas, como maçã, lichia e cereja, fazem sucesso com o público feminino, apesar de também existirem perfumes masculinos com essas notas.

Florais
É a mais tradicional família olfativa. À base de flores como jasmim, lírios e rosas, mais de 50% das fragrâncias femininas caem no floral, incluindo as mais clássicas.

Amadeirados
Tal qual o nome indica, esta família recorre as melhores madeiras para trazer um aroma escaldante e sedutor. Pinho selvagem e sândalo são exemplos deste grupo aromático.

Especiados
Semelhante aos do tipo oriental e amadeirado, estes perfumes possuem especiarias em sua composição, como canela, cravo e pimenta.

Gourmand
Chocolate, amêndoas, marshmallows, esta família olfativa utiliza elementos que remetem a uma verdadeira sobremesa. Gourmand é perfeito para despertar aquela vontade de comer.

Couro
O cheiro do couro é reproduzido por meio de notas amadeiradas hipersecas, como cedro e tabaco.

Orientais
Os perfumes orientais costumam ser fortes, sensuais e elegantes, mas também pesados. Notas mais aveludadas e quentes, como âmbar, faz parte dessa família.

Aquáticos
Utilizando notas marinhas é possível representar a sensação que sentimos com a presença da água, seja na proximidade de cachoeiras ou na brisa do mar.

Ozônicos
As fragrâncias ozônicas buscas trazer o cheiro do ar. Elas são frescas, metálicas, incisivas e representam a limpidez cristalina no ar após uma trovoada, segundos antes de uma tempestade.

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Veja também: Identidade olfativa: Sua marca merece um cheiro próprio e marcante

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Tokyo City (72)

Por que o aroma da chuva é agradável ao nosso olfato?

Existem muitas sensações e imagens positivas que vêm à cabeça quando pensamos no cheiro de chuva. Estudos encontraram 3 motivos – 2 químicos e 1 cultural – que sugerem porquê o aroma da chuva é agradável ao nosso olfato.

1: As plantas e seus óleos

Em um estudo de 1964, geólogos australianos determinaram que uma das razões para sentirmos esse cheiro particular é devido a uma mistura de óleos secretados das plantas em tempos de seca. Com a chegada da chuva após um período de estiagem, as plantas liberam essa mistura no ar.

2: A Geosmina, o perfume da terra

Um dos compostos que são liberados juntos com os óleos das plantas é a geosmina. O “perfume da terra” é uma substância química produzida por micro-organismos. A geosmina é liberada no ar quando a força da chuva bate no solo e faz essas bactérias soltarem o composto de seus esporos.

A substância corresponde também ao cheiro que sentimos quando mexemos na terra.
Pesquisas também mostraram que o olfato humano é bastante sensível à geosmina e que algumas pessoas conseguem detectar o cheiro da substância mesmo em concentrações tão baixas como em 5 partes por trilhão. O composto é geralmente agradável para a maior parte das pessoas e chega a ser usado para conferir um aroma terroso em perfumes.

3: A herança cultural

Há estudiosos da área da antropologia, porém, que analisam a sensação de prazer que temos com o cheiro da chuva sob outros aspectos.

Diana Young da Universidade de Queensland, na Austrália, mostra que associamos o aroma da chuva a uma série de imagens com representações positivas de vida, como a cor verde ou a figura de plantas.
Lembremos que a chuva representou uma necessidade para o plantio e para a sobrevivência em geral da humanidade. Portanto o cheiro da precipitação, pela hipótese antropológica, provoca sensações que estão relacionadas à bonança e sentidos de satisfação e prazer.

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Tokyo City (71)

Segundo pesquisa, mulheres são mais sensíveis aos cheiros do que os homens

A equipe liderada por Roberto Lent, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, constatou que as mulheres têm entre 40% e 50% mais células no bulbo olfatório, região do cérebro responsável por processar odores. O resultado da pesquisa é fruto da tese de doutorado de Ana Virgínia Oliveira-Pinto, aluna de Lent. O estudo foi publicado na revista especializada Plos One.

Com a colaboração do Banco de Cérebros da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), os cientistas investigaram 18 cérebros, sendo que 11 deles eram de mulheres. Até então, essa capacidade distinta de perceber odores era apenas uma suspeita. Entretanto, após uma contagem milimétrica dos neurônios e das células do bulbo olfatório, o professor Lent concluiu que as mulheres podem, realmente, ser mais hábeis quando o assunto é cheiro.

Porém, os autores da pesquisa reconhecem que ainda não sabem o que causa essa capacidade superior na mulher. Lino Pinto de Oliveira Junior, professor de anatomia e fisiologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS), acredita que as mulheres podem ter desenvolvido maior sensibilidade ao longo da evolução, especialmente por serem as responsáveis por cuidar dos filhotes.

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Aromas que estimulam o bom humor

Se você tiver um dia ruim, as coisas não saíram como planejado ou simplesmente não se sente com o melhor espírito para seguir o dia, existe uma solução simples e muito eficaz que pode ajudá-lo a mudar seu estado de estresse. Estamos falando sobre mais um dos benefícios do marketing olfativo.

Estudos provaram que os aromas estão diretamente relacionados à memória. Portanto, cheirar um aroma que traz de volta boas lembranças pode levar a um estado de tranquilidade. Já um aroma desagradável pode nos fazer sentir desconfortáveis ​​e ansiosos.

Os aromas a seguir te ajudam a manter o bom humor. São eles:

Café

O cheiro de grãos de café torrados pode ajudar a reduzir o estresse. Como citado anteriormente, o cheiro é muito relacionado à memória. Portanto, quando você cheira café, pode vir à mente momentos muito agradáveis, onde desfrutamos de um bom café da manhã ou talvez um bate-papo com um ente querido.

Lavanda

Este é um dos aromas favoritos para alcançar estados de relaxamento, pois ajuda a reduzir a ansiedade e melhora o humor.

Frutas cítricas

Aromas cítricos também ajudam a levantar o humor. Aqueles que são mais usados ​​para gerar impressões positivas são limão e laranja.

Chocolate

Descobriu-se que o chocolate estimula o cérebro a liberar endorfinas que atuam no sistema nervoso central gerando sentimentos de felicidade.

Agora imagine trabalhar estes aromas na sua loja, clínica, empresa e até mesmo em sua residência?

Entre em contato e tenha o marketing olfativo a seu favor.
Se você tiver um dia ruim, as coisas não saíram como planejado ou simplesmente não sentem com o melhor espírito para seguir o dia, existe uma solução simples e muito eficaz que pode ajudá-lo a mudar seu estado de estresse.

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Tokyo City (69)

Aromatização para Estúdios de Pilates

Quando se conquista alunos para o seu estúdio de pilates é fundamental mantê-los satisfeitos para que eles possam se tornar defensores da sua marca. E neste caso, além de manter a qualidade nas aulas e no atendimento individual de cada aluno, é preciso também estar atento em detalhes que podem ser grandes diferenciais.

O marketing sensorial, por exemplo, reúne técnicas para estimular os cinco sentidos dos alunos dentro do estúdio, de modo a tornar sua marca mais forte ao transmitir um melhor ambiente para os seus clientes.

O olfato é um dos sentidos mais sensíveis, portanto é fundamental que o estúdio esteja sempre com um cheiro agradável, para não causar desconforto para o público. Portanto, para ressaltar este sentido de maneira positiva dentro do estúdio, vale a pena estar atento às seguintes dicas:

A aromatização desse segmento cresceu muito aqui na Olyra este ano. Pensando nisso, selecionamos as essências mais utilizadas nesse ambiente que trabalha bem-estar, saúde e felicidade.

São elas:

  • Chá Branco
  • Bambu
  • Alecrim

Conhece essas essências?

Gostaria de receber um guia olfativo e escolher a que mais te agrada?

Entre em contato e nossa equipe comercial cuida do envio para você.

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